segunda-feira, 2 de novembro de 2009

AFUNDA-SE OU NÃO?

Esta foi a primeira experiência que os alunos do 1º ano, turma 22, da escola de Cabeçudos, realizou na sala de aula.
As actividades científicas são um contexto privilegiado para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita, bem como da matemática.
A ciência ajuda a criança a pensar logicamente sobre o dia-a-dia.
Para começar, foi explicado aos alunos que numa experiência há os processos científicos.
Os pequenos cientista compreenderam que para realizarem uma experiência é necessário seguir três passos:
1º Apresentação de um problema
2º Formulação da hipótese
3º Verificação da hipótese

Aqui foram apresentados os materiais a utilizar na experiência: tubo de cola vazio, borracha, lápis, uma bola de plasticina e uma bacia com água.
De todos os materiais só flutuou o lápis, os restantes foram ao fundo.
Aqui os alunos efectuam os registo da hipótese e da verificação da experiência.

Este foi o resultado do trabalho.







Os pequenos cientistas estão de parabéns.

Um comentário:

  1. Gostei muito de fazer a experiência, porque aprendemos coisas novas. Anprendemos que há coisas que flutuam (o lápis).
    ANA

    ResponderExcluir